jump to navigation

Complexo de Harry Porter 31 outubro, 2005

Posted by Fabio Malini in Pensamento Negri.
trackback

Na última edição do Caderno Mais, da Folha, há uma crítica confusa do sociólogo alemão Robert Kurtz sobre o livro Multidão, do Negri e Hardt. O título da resenha é Complexo de Harry Porter. Não entendi muito bem, mas há uma passagem que gostei. Trata-se de quando Kurz mostra que o trabalho hoje é material e o produto dele imaterial. Gostei porque esclareceu que não há separação entre essas duas esferas. O que ele esqueceu é que o trabalho imaterial é produto de uma recomposição do manual com o intelectual. Por exemplo, este post é produto da minha força-cérebro, que produz essa linguagem na forma de mensagem colocada em suporte digital, contudo, tive que realizar um trabalho manual, ao digitar todas essas frases. Logo, o trabalho imaterial recombina o manual e o intelectual, não os separa como na época fordista, em que uns produziam manualmente e outros tinha a função de comando.

Em primeiro lugar, nenhum trabalho é "imaterial", tampouco o trabalho nos setores da informação e do "conhecimento"; sempre se trata da combustão de energia humana. Imaterial é a maior parte dos produtos desse trabalho, mas justamente por isso esses setores não podem sustentar a reprodução social, cuja base permanece sendo o "processo de metabolismo com a natureza" (Marx) e, portanto, é material. (Robert KURZ)

Comentários»

1. Antoun - 1 novembro, 2005

Aaaaah, entendi o Kurtz. Como ele vive de requentar palavras de ordem e difamar quem pensa, o trabalho dele escrevendo um texto é o esforço dos dedos nos teclados. Muuuuuuuuitoooooo matéria esse Kurtz….

2. Anonymous - 1 novembro, 2005

Nice Blog!!!   I thought I’d tell you about a site that will let give you places where
you can make extra cash! I made over $800 last month. Not bad for not doing much. Just put in your
zip code and up will pop up a list of places that are available. I live in a small area and found quite
a few. MAKE MONEY NOW

3. Sergio Denicoli - 1 novembro, 2005

Oi professor!
Gostei muito do seu blog. Visitarei com frequência. Sou capixaba, mestrando em “Informação e Jornalismo” na Universidade do Minho, em Portugal. Trabalho com a Daniela Bertocchi, do Intermezzo, e com o professor Manuel Pinto do Jornalismo e Comunicação. Tb tenho um blog, coletivo, feito por profissionais do ES. http://www.pontodeanalises.blogspot.com
Aguardo sua visita.
Abraço,
Sergio Denicoli


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: