jump to navigation

Raio X da Internet no Brasil 24 novembro, 2005

Posted by Fabio Malini in Sobre o virtual.
trackback

O Comitê Gestor de Internet brasileira publicou uma pesquisa inédita sobre o diagnóstico do uso das novas tecnologias de informação pela população brasileira. Alguns dados interessantes:

* O óbvio: pessoas mais ricas de regiões mais ricas e jovens tem maior acesso ao computador.

* quanto o uso do computador, 55% nunca usou. 16% tem em casa. Quanto ao uso da internet, 32% da população tem acesso a internet. O dado parece pouco, mas é grande.

O computador é um bem ainda caro. Talvez com a proposta do PC popular o número de usuários aumente. Contudo, a urgência é aumentar a política de acesso à tecnologia da informação. E isto deve ser papel fundamental do poder público (universalização). Contudo, o Estado ainda tem uma visão muito limitada da política de inclusão digital. Pensa a política como algo educacional, para criancinha saber mexer no windows, quando deveria pensar a inclusão digital como diferencial competitivo de desenvolvimento local. O governo federal já deu um passo importante, que é fornecer crédito para a compra de PC. Os estaduais e municipais deveriam fazer o mesmo. Um segunda política seria a da ampliação do acesso: em escolas, praças, unidades de saúde, correios, shopping centeres. Já há solução (barata) para isto, tal como as redes sem fio associadas à rede elétrica. A instalação dessas redes deveria passar pela disponibilização da web para o cidadão em sua casa, que se plugaria nessa rede pública de acesso a internet, tal como ocorre na cidade de Piraí, no RJ. Um terceiro aspecto da política seria de fortalecimento dos movimentos de produção livre de tecnologias informáticas. O software livre, além de baratear o custo da tecnologia, fornece tecnologias de qualidade. É inadmissível que o poder público fique pagando licença para empresas proprietárias. Investir nos movimentos significa ampliar a capacidade do trabalho local em produzir inovação em TI.

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: