jump to navigation

Celular dispersa aluno 6 dezembro, 2005

Posted by Fabio Malini in Mobilidade.
trackback

Li uma matéria curtinha sobre uma pesquisa que aponta que os alunos se dispersam, em sala de aula, por conta do celular. Uma boa pauta para o jornalismo. O estudo mostra que a dispersão está associada com as mensagens SMS.

Realmente celular é uma praga em sala de aula. Falo como professor e como estudante (de doutorado). Nas aulas da pós era um inferno ouvir os barulhinhos dos toques. E as pessoas: — ou, filho, ahran, sei, tô na aula, tá, tá, tá… depois eu vou, depois eu ligo, tá, ciao, tá, ciao… Um saco. E sempre há os mais carentes que sempre deixam o celular ligado para receber atenção de toda turma quando o aparelhinho toca. Há o esquecidinho. Há o tímido. E adispersão rola solta mesmo…

Mas deixando a brincadeira de lado, o celular em sala de aula pode ter um duplo sintoma: liberação ou aprofundamento do controle. Pelo lado libertário, é um bom subterfúgio para escapar da lógica disciplinar da sala de aula, marcada pela lógica da "presença". Indica ao professor que a aula precisa ser mais interativa e inventiva. Por um outro lado, o celular pode estar servindo como um instrumento de ampliação da vigilância, à medida que serve para que o sujeito seja prisioneiro da lógica social: — Oi, vc está onde?, pergunta fulano. Resposta do sicrano: "Estou no celular". Ai ai, o tempo virou espaço. E o aluno é vigiado não só pelo professor, mas tb pela família, pelo chefe, pela(a) namorado(a) etcetera, que enche a sua paciência com as chamadas constantes.

Enfim, de qq forma é uma questão em aberto.

Anúncios

Comentários»

1. ana da silva - 25 outubro, 2007

é muito bom mas precisa melhorar……………..


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: