jump to navigation

Jornalismo: Impresso x Digital 17 dezembro, 2005

Posted by Fabio Malini in jornalismo, Sobre o virtual.
trackback

Já havia colocado um post no blog de jornalismo impresso. Mas esqueci de postar aqui tb, já que o assunto vale para dois âmbitos. Vale à pena mostrar algumas transformações no impresso provocado pelo mundo digital:

Estão rolando alguns debates no SlashDot e a UOl traduziu um artigo interessante de um professor da Universidade da Califórnia. Alguns pontos merecem destaque:

1. A tendência dos jornais standard é caminhar para o formato tablóide. Há jornais que no final de semana se tornam tablóide. Questão de custo, pois as despesas crescem numa velocidade maior do que as receitas (verbas publicitárias).

2. Os jornais não estão satisfazendo novos leitores (que vivem no mundo da mídia on demand). Pessoas com menos de 30-35 anos preferem notícias online.

3. Está desaparecendo o leitor de 7 dias por semana.

4. Há uma proposta de experimentar uma linguagem impressa a partir do jornalismo digital. Ou seja, pensar em produzir noticiário a partir da seguintes questão: quais links poderiam estar associado a esta notícia?

5. Os jornais precisam parar de definir seu negócio como tinta sobre árvores mortas". Frase boa Eric Deggans. MOstra que os jornais precisam multiplicar suas formas de distribuir suas notícias. Não só ficar preso ao impresso. Uma saída seria fornecer on demand notícias online.

É pagar pra ver. Aliás, eu não pago!

Comentários»

1. Juliana de Farias - 19 dezembro, 2005

olá, cinemaecriatividade ainda não morreu! beijos juju


Deixe um comentário