jump to navigation

Orkut e a Sociedade do Espetáculo – III 21 março, 2006

Posted by Fabio Malini in Comunidade virtual, Sobre o virtual.
trackback

A visibilidade espetacular compreende um ocultamento. É um retrato do que é a mídia de massa: ela oculta, fragmenta e isola o pólo receptor. É uma tecnologia mais de irradiar. Sem muita retro-alimentação.

O Orkut – apesar do conjunto de problemas , como o controle de informação por parte do Google – traz consigo um desejo de liberdade de expressão. Todos se expressam. De diversas formas: frívolas, informativa, mnemônicas, etc. Isto porque os mídias digitais nasceram do desejo de que os sujeitos possam dialogar, escrever o que pensa, expressar o que vê, narrar suas experiências. Isto sem a mediação de ninguém.A visiblidade do sujeito se mostra como uma ação. Uma ação de produzir comunidades virtuais. De produzir espaços sociais que têm em comum pensamentos, desejos, estilos, posicionamentos. O pensamento produz. O receptor torna-se usuário. Produz sentido.

Na vida real, estamos conversando mais com o vizinho pela net do que face-to-face. Talvez porque esse aparato web possibilita um máximo de expressividade, algo que a comunicação interpessoal naõ é tão capaz.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: