jump to navigation

O jornalismo para o Google 11 abril, 2006

Posted by Fabio Malini in jornalismo.
trackback

Assunto abordado por Enrique Dans: está rolando uma praga na edição de texto: a escrita direcionada para motores de busca. Explico: como podemos monitorar a audiência online, recebemos diariamente usuários que encontra este blog após uma pesquisa (por palavra-chave) nos motores de busca, como Google, Yahoo etc. Assim temos como saber quais foram essas palavras-chaves, logo, podemos intensificar posts sobre esses temas, ganhando ainda mais o "olhar dos motores de busca".Assim, se eu noto que sempre recebe usuário, vindo de resultado de busca no Google utilizando a palavra "televisão digital", começo a escrever mais a palavra (tanto nos títulos com no corpo do texto) em post sobre o tema ou não. Isto faz com que eu receba uma avalanche de usuários.

A questão se revela um problema, já que coloca na pauta do dia para quem escrevemos: para o usuário ou para o Google?

Minha opinião: Tenho notado – monitorando a audiência daqui – que os usuários deste blog está cda vez mais vindo do Google, contudo, estes ficam muito pouco no blog. Coisas de segundos. Logo, não podemos perder o foco original da blogosfera: produzimos para um público primário: a nossa comunidade. Neste casos, meus alunos e meus amigos. O que vier é lucro: tem haver com a credibilidade das informações e dos debates que circulam por aqui.

Comentários»

1. Luciana Wernersbach - 12 abril, 2006

optei por ainda nao monitorar a audiencia do meu blog.
na verdade, nao vou deixar de escrever o que quero por causa de outros q vao buscar certa palavra.
Se a palavra for Alemanha ou berlim, por exemplo, eles podem me encontrar pq é o q estou fazendo. mas porque um dia escrevi sobre a ivete, nao quer dizer q vou aumentar minhas matérias sobre ela para que seus fãs a leiam…

2. Thalles Waichert - 13 abril, 2006

malini, mas há uma outra forma de acesso ainda. Pelo mozila firefox se vc digitar “jornalismo on line ufes” no campo de endereço (onde no Internet Explorer teria q colocar o endereço completo) ele já abre seu blog cujo endereço nem sequer tem a palavra online. Agora, não sei se esse sistema de busca do firefox esta conectado ao google, eu acredito q sim, mas é algo para se ver…

3. Fabio Malini - 13 abril, 2006

legal, thalles, não sabia disto


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: