jump to navigation

Orkut X9 (dedo duro) 22 abril, 2006

Posted by Fabio Malini in Comunidade virtual.
trackback

Por um lado, uso o Orkut porque há excelentes comunidades, mas, por um outro, o vejo como uma tecnologia enorme de controle. Ontem percebi que o Orkut me possibilita ver quem (com nome e endereço) acessou o meu perfil. É como todos pactuassem em vigiar e ser vigiado. Todos provam do seu próprio veneno.Me lembrei do texto de Foucault, Vigiar ou Punir, sobre a docilização dos corpos. Vamos nos adaptando tanto à disciplinarização do mundo que nos transformamos em corpos dóceis, incapazes de questionar a própria disciplina. Achei estranho a vigilância. Não gostei, até por que isso trai o princípio básico do anonimato que fundou a própria web, embora ser anônimo é cada da mais difícil.

Para quem quer curtir uma boa reflexão sobre o assunto, leia o post Internet nos dá um falso anonimato, do blog Tecnologicamente falando.

Comentários»

1. geração prozac - 22 abril, 2006

professor
se vc for em configurações e desativar o visualizador, vc continua visitando os profiles na surdina, mas tb nao consegue ver quem visitou o seu.

Eu ja desativei…rsrs.

2. Vitor Taveira - 23 abril, 2006

eu desativei o meu tb
mas confesso que dá mó vontade de saber quem andou visitando o meu…
rsrs

3. geração prozac - 23 abril, 2006

bem,eu ja to ate vendo gente fazendo profile fake só pra poder vigiar a vida dos outros,sem q o outro saiba que está sendo vigiado!
essa politica do toma lá, dá cá no orkut nao dá certo nao..
hehehehe
Gabi

4. Fabio Malini - 23 abril, 2006

Não tinha pensado no profile fake… mas esta opção me dá preguiça… me canso em passar por um outro que não sou eu…

O lance então é desativar o poder do controle? Que coisa louca para pensar?

VAleu pelas dicas!

5. Lu - 29 dezembro, 2006

Eu tenho uma amiga que jah faz isso;
colocou uma fto insiguinificante e olha o orkut de todo mundo.
Eu acho q se a pessoa quer privacidade não está no lugar certo
Orkut pra mim foi feito para mecher e ver as coisas,
desativei meu visualizador por um bom tempo, voltei ativar ele com essa ideia na cabeça!
Visualiso mesmo!!
Eh para isso q serve o orkut!

6. patricia - 11 julho, 2007

desativei o perfil do meu orkut e agora
coloquei novamente, mais não consigo ver quem acessou o meu.
estou doida por causda disso. me ajudem por favor.

7. adriana - 5 novembro, 2007

como?
hehe
adrianaaa

8. Newton - 9 novembro, 2007

Meu velho, orkut é comunitario, se vc quer privacidade faça um e mail e nuão conte a ninguem q fez!!!! Se vc tem orkut significa q é mais um corioso no mundo afim de ver mais pessoas curiosas

9. fran - 19 junho, 2008

como faço para saber se tem perfil usando a minha foto em seus perfils … fakes no caso ! vlew

10. Itamar.c.barcelos - 11 agosto, 2008

Não vejo mais as pessoas que acessa meu orkut.
O que posso fazer para eu saber quem me visitou meu orkut?


Deixe uma resposta

