jump to navigation

Especiais online 30 maio, 2006

Posted by Fabio Malini in jornalismo, Sobre o virtual.
trackback

Cada vez fico mais seguro que a produção de matérias especiais se torna um dos gêneros mais difundidos no jornalismo online. A idéia das matérias especiais é abordar e aprofundar um determinado fato, acontecimento ou idéia de interesse público. Tudo isso com a utilização de textos, ilustrações, mapas, vídeos, áudios e espaço para comentários do leitor. Na web, os especiais são exemplos do casamento perfeito entre design e conteúdo. Aliás, o design é de qualidade quando conceituado a partir da linha editorial. Execelentes exemplos de especiais:

— O Especial sobre os Ataques do PCC em SP, feito pelo Estadão. Foi a coisa mais esclarecedora que li, em termos de cobertura factual. Faltou um pouco de análise, mas faz parte!

— O Especial sobre trabalho doméstico infantil, jornalismo investigativo – feito em tecnologia flash – pelo Jornal do Commercio. O design é bárbaro. No mesmo jornal, há o imperdível especial sobre Vida no Lixão.

— Há o formato mais conservador, em que se privilegia mais texto e poucos instrumentos de multimidialidade e interatividade, que é o caso do ótimo especial da Folha Online sobre Mozart.

Mas os melhores especiais online são aqueles produzidos em tecnologia flash. Já postei aqui uma informação sobre o chamado flash journalism. Há até livro sobre o assunto.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: