jump to navigation

Blog do presídio e transformações no jornalismo 31 maio, 2006

Posted by Fabio Malini in Blogs, jornalismo.
trackback

Achei interessante a notícia sobre um presidário egípcio que tem um blog em defesa da democracia. Inusitado, mas interessante, já que teoricamente a prisão é o avesso da comunicabilidade. E mostra um bom uso das novas mídias: a ampliação da expressão de subjetividades, logo do espaço público, logo da opinião público.

É o tal do paradigma do readership, como dizem os americanos. Ou seja, é a demonstração da força dos usuários/leitores na produção de informação em escala global. Aliás, li no slashdot um pertinente artigo sobre jornalismo online x impresso que tocava neste assunto. Nele o autor defendia que o impresso deveria perceber que o modelo de difusão das notícais passa cada vez mais pela relação com e entre leitores (readership) e não somente pela circulação. O paradigma do readership se evidencia pelo aumento da participação do leitor (que comenta e até escreve conteúdos) e pela abertura deste em aceitar novos produtos, serviços e experiências com mais facilidades do que o leitor impresso. 

O presidiário egípcio Alaa Abdel-Fattah, 24, ganhou fama no universo virtual com o blog www.manalaa.net, feito em parceria com sua mulher, Manal Hassan. Na página que tem parte do conteúdo escrito em inglês e parte em árabe, os dois defendem a democracia. 

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: