jump to navigation

No Chile, sociedade do controle 2 junho, 2006

Posted by Fabio Malini in Blogs, Sobre o virtual.
trackback

As manifestões no Chile continuam. Agora com uma pitada anti-democrática. Suspeita-se que os representantes do governo, no momento de negociação com os estudantes, colocaram gravadores para capturar algum tropeço dos líderes estudantis, e assim desmoralizá-los. Os estudantes notaram que haviam gravadores ao olhar embaixo das mesas se existia alguma "aparelho de captura".

No Chile, a luta se constitui entre uma dimensão material (a proposta estudantil versus a do governo), ao mesmo tempo em que há uma batalha contra a sociedade do controle (dimensão simbólica). Em respostas, bombardearam em seus blogs acusações contra o governo. As escolas seguem sem aluno em todo país.

Os blogs têm mais informação que a mídia, meu povo. Assisto neles vídeo – feito pelos estudantes com edição ao som the The Wall, do Pink Floyd – sobre as manifestações e uma profusão de fotos.

PS: Achei genial a foto. Os estudantes transformam o portão naqueles quadros que quase todos adolescentes têm em casa. Aquele quadro que tem fotos e post-it! O portão virou lugar para post-it! Genial.

Anúncios

Comentários»

1. Danilo Fraga - 11 junho, 2006

Só não entendi pq você não considera um blog como “mídia”. Pelo que eu sei, “media” é a palavra latina para “meios de comunicação” e também, pelo que eu sei, um blog é um meio de comunicação.

2. fabiomalini - 12 junho, 2006

OI, Danilo.

No caso, me referia à midia tradicional, ou melhor, a imprensa tradicional, que via de longe os acontecimentos. Mas via, claro.

É midia, sim. Tens razão.

3. vi - 13 junho, 2006

oi fabio
dei uma olhada nos links que vc indicou e, realmente, há muita informação nos blogs e fotologs. a riqueza das escritas dos jovens que estão participando da manifestação é incrível mesmo. e, o que a grande mídia não mostra, o que silencia, não torna visível… com essa crescente liberação do polo da emissão…

4. vi - 13 junho, 2006

com essa crescente liberação do polo da emissão…
é tornada visível à nós. ainda bem
abs

5. fabiomalini - 13 junho, 2006

O interessante é que a rede se torna, ao mesmo tempo, um instrumento para organizar a luta e para produzir a própria rede de articulação política.

6. jose - 4 maio, 2010

ficou muiito seeem nexo voooces tinham que dar mai s informações do chile e depois falar das manifestações do chile

7. IDIOTA - 8 agosto, 2011

QUE NDA A VER É SOCIEDADE NÃO PALHAÇADA VC DEVE COLOCAR COISAS INTERESSANTES NÃO DESNECESSÁRIA!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: