jump to navigation

A imagem imersiva 28 setembro, 2006

Posted by Fabio Malini in arte digital, Sobre o virtual.
trackback

 

Trata-se das intervenções em 3d (um grafite no chão) do artista Julian Beever, que utilizando a técnico do anamorfismo cria essa ilusão cibernética no caos urbano. A imagem retrata bem a nova forma de percepção humana.

A imagem era criada para ser vista por um observador, que assumia o mesmo ponto de vista do pintor ao contemplar uma obra (é a tal da perspectiva renascentista). Hoje a obra deslocou a relação sujeito – objeto. Aquele distanciamento do pintor do seu objeto, e do observador da imagem retratada, está anacrônico. O modo de percepção se altera porque as imagens precisam proporcionar o envolvimento e a imersão. Só fazem sentido se o observador entrar dentro dela.

Acredito que nossa sociabilidade está cada vez mais imersiva. Precisamos, antes de ver a realidade, ver como ela fica no computador.

Via: El gato en el tejado

Comentários»

1. Ariani - 29 setembro, 2006

Malini,
Fui tirar a sua xerox. Sua pasta está uma bagunça!!! Não consegui encontrar os dois textos lá. Somente o da Luciana, o do Marcos, Marcelo (sei lá) não estava.
Abraços
Ariani

2. haroldo - 29 setembro, 2006

malini,
bem legal o blog!
vou colocar na minha lista de preferidos.
abraços!

p.s.: vai o endereço do meu…mais literário, pelo menos tenta ser…

http://www.livejournal.com/~interlive

3. Vitor - 30 setembro, 2006

acho muito maneiras essas paradas aí!

4. Andréia Ruas - 3 outubro, 2006

Olá prof. estou com problemas no blog…as fotos não estão entrando mais! nao sei o q fazer..pode ver q as últimas postagens nao tinha nenhuma ilustração ou foto como gosto de pôr…na quarta vou te mostrar!
até mais…e nao esquece as provas hein!
Abraços

5. Helen Lemos - 4 outubro, 2006

Nuss, ia falar a mesma coisa que a andreia falou… ai ai… enfim teacher, esse cara aí que desenha as paradas no chão é foda mesmo! Hein, recebi uma apresentação de slides com o trabalho dele (eu odeio apresentaçõe de slide, mas essa era legal), muito bom mesmo!
Ah, outra coisa: adorei essa coisa de vc colocar no seu blog a matéria da próxima aula! Sempre faça isso! Na aula passada eu consegui aprender muito mais, pq já tinha lido em casa e pq nao tinha que ficar copiando cada suspiro que vc dá na aula!
Por último: muito carinho na hora das notas, ou então….
Bjo

6. Gabriel Moura - 4 outubro, 2006

Vamos postar aí. O blog está parado?
Aposto que tinha um monte de gente querendo fazer isso.

Abraço

7. paulo henrique - 7 outubro, 2006

blog de muita energia esse seu,por ideia de um profª,de matemática também fizemos um,visite:votodeatitude
também fiz um pra me :phflavinho
em breve vou colocar lá sobre a festa que vai ficar na história do colégio david mendes…estudo atarde,2ºI ñ deixe de visitar e saiba tudo sobre o prêmio m3

8. thony rodrigues - 23 agosto, 2008

eu tambem desenho aqui no BRASIL a 19 anos no neu orkut tem auguns trabalhos…Ate mais…

9. Mag - 2 agosto, 2009

Maneiro seu blog.
A imersão está sendo muito usada na publicidade.

O meu é na área de saúde :
http://saudeebelezanaweb.blogspot.com/

Tenho tbm na área de lista telefonica:
http://bingbusca.com


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: