jump to navigation

Novo FolhaOnline: notícia e entretenimento 23 agosto, 2007

Posted by Fabio Malini in design de notícias, Folha Online, jornalismo.
trackback

Muita gente deve ter reparado. O FolhaOnline tem novo design. Lá vão minhas Observações (im)pertinentes:

— O destaque – com freqüência os principais colunistas – no alto. Uma ótima solução, embora valoriza a cultura narcísica do jornalista. Mas quem está lá em cima é porque faz por merecer. Ninguém forma opinião mentindo o tempo inteiro, ainda mais na internet. Então gostei. E mostra uma outra coisa: a internet se torna o principal espaço de formação de opinião para as audiências que possuem internet. Quem não tem, a TV ainda tem um papel primordial.

— O conteúdo de entretenimento ganha um puta espaço. Isto aí é uma tendência também no impresso. Fofoca e o mundo das celebridades da TV deixa, na internet, o dedo ficar nervoso em cima do mouse. A questão aí é: e a credibilidade?

— O espaço principal para Fotografia é um retrocesso. A foto fica como na primeira página de um jornal, mas descolada de qualquer perspcetiva editorial. O espaço poderia ter muito mais linguagens digitais da fotografia, como um slideshow, um ensaio fotográfico… Uma boa volta no El País poderia render mais idéias.

— É piada o espaço ganho pela Seção Mais Lida. O povo quer gerar pageviews adoidado. É um retrocesso valorizar isso no lugar do espaço multimídia, é estar na contra-corrente do mercado de internet (os usuário buscam em vídeo já que a expansão da banda larga entre eles já é uma realidade). Mas a questão aí pode ser editorial: não há produção jornalística em vídeo que justifique a ampliação do canal multimídia. Ou ainda a dificuldade de integração das redações dos veículos numa única plataforma, o online. O Clarin já conseguiu se integrar.

Resumo da ópera: a principal diretriz do novo design de notícias da Folha Online foi ampliar o espaço do entretenimento e reduzir o espaço editorial. É simplório isso, mas é fato. Diminuíram a força de um ótimo jornal online.
Mas é aquilo: talvez o jornalismo de portal comece a valorizar o que provoca mais atenção em detrimento da informação, que vai se acumulando na matéria principal e nos blogueiros-colunistas.

Outra coisa: nenhuma aposta na Web 2.0. Nada de participação do leitor, além do reme-reme das enquetes.

Triste!

Anúncios

Comentários»

1. Renato - 29 agosto, 2007

Dê uma melhorada na Gramática, isso também é pertinente …

2. Irene Barreto - 27 setembro, 2007

Olá, sou Irene Madaelena dos Santos Barreto,estudante de jornalismo da FIB-Centro Universitário da Bahia,localizada na capital bahiana. Estou fazendo um trabalho para a disciplina de Projeto de Design Gráfico que tem como coordenador o professor Henrique Brito. O trabalho tem como tema:COMO O DESIGN PODE AUXILIAR NA PRODUÇÃO DA NOTÍCIA, ou seja, preciso saber de que forma o jornalismo usa o design para auxiliar a notícia e quais elementos utiliza para isto. Caso possa me ajudar, fico imensamente grata.
Atc, Irene Barreto


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: