jump to navigation

genealogia da blogosfera: artigo na Intercom Sudeste 3 maio, 2008

Posted by Fabio Malini in Sobre o virtual.
trackback

Estou a trabalhar numa pesquisa sobre a genealogia da blogosfera e os seus impactos nas formas tradicionais de construção do fato jornalístico. Na verdade, agora, estou até antipatizado com essa noção de “genealogia”, à medida que, por trabalhar com Deleuze e Guatari, a noção “genealogia” remeteria a um método árboreo da realidade, ou seja, aquele que quer buscar uma causalidade original para um fato social, uma “raiz” do fenômeno, quando, na verdade, a emergência do blog deveria ser lida como um acontecimento, à medida que sua popularização e seus respectivos impactos na forma de produção de comunicação contemporânea são consequências de várias linhas sincrônicas que atravessam a sociedade e possibilitam o desenvolvimento dos blogs como um novo gênero informativo.

Bom, mas tudo bem… vou continuar a ler sobre essa noção de acontecimento nos filósofos franceses. Enquanto isso, vou apresentar parte dessa pesquisa na Intercom Sudeste, em São Paulo.

Por uma Genealogia da Blogosfera: considerações históricas (1997 a 2001)
Fábio MALINI
Universidade Federal do Espírito Santo, ES

RESUMO
Este trabalho apresenta resultados preliminares, da pesquisa financiada pelo CNPQ, que busca apresentar a genealogia da blogosfera, no intuito de constituir – em médio prazo – um marco teórico geral sobre os blogs como novos dispositivos de comunicação. Este artigo, desta maneira, recupera a história de nascimento (em 1997) até o momento em que os blogs aparecem como veículos de comunicação alternativos à cobertura jornalístico do 11 de setembro, abrindo assim o período de impactos sociais dos blogs no modus operandi da produção da agenda de opinião internacional e nacional.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: