jump to navigation

o jornal como um blog, o Figaro 17 setembro, 2008

Posted by Fabio Malini in Sobre o virtual.
Tags: , ,
trackback

O Figaro acaba de se tornar o jornal francês online mais lido, desbancando o Le Monde. O motivo, segundo o jornal, é adoção de vários serviços de informação, como blogs, minisites de cobertura local, publicações temáticas (feminino, de finanças, guias de lazer, etc) que atraiu um novo tipo de audiência para dentro do jornal. A audiência do periódico pulou para 4 milhões de visitas diárias, contra 3,5 do principal concorrente.

A curiosidade é no design do jornal, que radicaliza ao adotar um formato blog. Há outras três interessantes características do Figaro:

  • todas as matérias possuem comentários.
  • as matérias são dispostas em cronologia inversa, reforçando a lógica breaking news e se afastando da tradicional lógica da capa (com matérias distribuídas por ordem de importância). Nesse formato blogueiro, tudo é notícia, embora é “mais notícia” aquele fato mais fresco.
  • Tudo na home. Não tem muita novidade dentro do jornal.

Via 233grados

Anúncios

Comentários»

1. Bruno Ayres - 5 outubro, 2008

Maravilha de post! Muito oportuno pra uma discussão que estamos tendo no Portal do Voluntário agora, Obrigado, Fábio!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: