jump to navigation

Fórum de Mídia Livre será em Vitória 12 agosto, 2009

Posted by Fabio Malini in midialivre.
Tags: , ,
trackback

Midialivristas capixabas vão percorrer o Espírito Santo divulgando o Fórum Nacional de Mídia Livre.

Midialivristas capixabas vão percorrer o Espírito Santo divulgando o Fórum Nacional de Mídia Livre.

O II Fórum Mídia Livre ocorrerá em Vitória nos dias 13 a 15 de novembro. Até lá midialivristas capixabas irão percorrer o estado, do Sul ao Norte, para divulgar o evento, através do Seminário Aberto Itinerante “Nós Somos a Mídia”.

A caravana midialivrista capixaba começa na capital, na Universidade Federal do Espírito Santo. E todos estão convidados a participar. Inscreva-se.

“Nós somos a Mídia”
Seminário Aberto Itinerante
rumo ao II Fórum de Mídia Livre
15 de agosto – 9h às 18h
Núcleo de Multimeios (Bob Esponja) – Centro de Artes – Ufes

PROGRAMAÇÃO

9h – Abertura

9h30 – Oficinas de Mídia Livre

1) PodCasts – ou Faça sua Própria Rádio
Oficineiros: Marcelo Daigo, Yuri Santos e Osvaldo Oleare
Resumo: participantes produzem dois podcasts para a Rádio Mídia Livre. O objetivo é aprender técnicas de produção e divulgação de podcasts.
Vagas: 15 pessoas

2) Blogs e Comunicação Institucional
Oficineiros: Thalles Waichert e Fábio Malini
Resumo: participantes produzem textos para diferentes gêneros de blogs. O objetivo é mostrar como uma organização/movimento pode mobilizar diferentes públicos em torno dessa mídia social.
Vagas: 20 pessoas

3) Criação de Mashups em Áudio
Oficineiros: Murilo Esteves
Resumo: participantes vão produzir mashups em áudio, um dos gêneros de mais rápida circulação na web. Mashup é uma técnica musical que consiste em mixar vários samples de musicas diversas e através de algumas modificações formar uma nova musica. Dentro dessa problemática é possível abordar temas como direitos autorais, sample, morte dos autores e copyleft. A oficina de mashup pretende ser um espaço de junção crítica teórica e prática na construção de musica “comum”.
Vagas: 10 pessoas

4) Estratégias de Comunicação em Mídia Social, ênfase no Twitter – ESGOTADA
Oficineiro: Júlio Valentim
Resumo: Você sabe se comunicar em mídias sociais na internet? Então a idéia é socializar técnicas de guerrilha de informação em redes sociais, principalmente o Twitter. Hoje a mídia de massa é fixação. Informação é na internet. Então o objetivo é mostrar como produzir visibilidade da sua informação em rede.
Vagas: 15 pessoas

5) Fotografia – Ligth Painting – ESGOTADA
Oficineiros: Izais Buson e Thiago Coutinho
Resumo: A técnica fotográfica Light Painting (Pintando com luz) consiste em fazer fotografias com longa exposição e usar os deslocamentos da luz para inscrever desenhos na imagem. A oficina permite aos participantes o contato com uma técnica experimental de fotografia e demonstra como pode ser feita a manipulação da imagem sem o uso de programas de pós-produção.

Após a produção das fotografias, haverá uma seleção e as principais imagens que dialoguem com a causa midialivrista serão publicados no blog do evento.

Vagas: 7 pessoas

14h às 18h – Desconferência “Nós somos a mídia!

Debate sobre estado da mídia e da cultura no Espírito Santo.Sem muros de lamentação. Resistir é criar. O Barcamp “nós somos a mídia” visa discutir o estado da mídia e da cultura no Espírito Santo. Quais são as possibilidades e as limitação para a criação de mídias hoje no Espírito Santo? Há modelos de negócio para o empreendedorismo em mídia livre? Recombinar ou remixar é violar direito autoral? Como os processos de colaboração e compartilhamento geram novas linguagens de mídia? Essas e outras questões serão discutidas na desconferência.

Comentários»

1. Daniel Ferstl F. Bastos - 16 agosto, 2009

Maravilha o encontro! O oficina de Blog foi umas das coisas mais legais que eu já participei na UFES. Nunca vou esquecer o que você me disse sobre os assuntos que queria colocar no blog que pensava contruir: “você está muito pautado pela agenda da grande imprensa”. Essa frase foi o meu turning point. Nunca mais vou ler jornal e blog da mesma maneira. Por que demorei 47anos pra entender isso?! A “Desconferencia” foi ótimo também, mas eu não consegui ficar até o final pois a conversa, ou melhor, a desconversa pois ela se tornou um pouco pesada e cansei a ponto de não conseguir ficar mais na sala. Claro que se eu tivesse falado tmb os rumos seriam outros, e quem sabe então não teria ficado tão exausto, mas até nisso o forum foi educativo: aprendi e entendi esses novos tempos: uma atitude que não põe em hierarquia o detentor da palavra, da informação, do conhecimento – a mídia somos nós! como posso contribuir com II Forum? Quero estar presente e colaborar desde já….

2. Geraldo Alves de Sales - 26 outubro, 2009

Goataria de obter informações acerca das inscrições para o II FÓRUM DE MÍDIA LIVRE.

Abraço,

Geraldo Sales / Fortaleza-Ce


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: